Pular para o conteúdo principal

5 passos pro seu pé de pitanga produzir:

 


Ter uma pitanga em casa é muito fácil desde que siga esses passos:

1 - Pode no ínicio do inverno.

O objetivo da poda é retirar galhos doentes, secos e voltados para dentro da copa, que atrapalhe o crescimento dos demais. Nesse periodo é preciso estar atento ao fato que a planta perde grande parte das suas folhas, e os galhos com pequenos brotos voltam a desenvolver antes do fim de inverno. A poda é o momento ideal para regular o crescimento da planta, e evitar que ela fique muito alta e dificulte a colheita de seus frutos. 

2 -  Adube nessas periodos:

No ínicio de setembro(fim do inverno) e em janeiro em lugares de clima moderado, você deve fazer a adubação. Antes da floração, recomendo que você utilize o Forth Flores. Ou algum adubo orgânico rico em Fósforo, ele vai favorecer o aparecimento das flores.


3 - Elimine possiveis pragas

praga na pitanga - galhas foliares - foto de Suelen Barreto

Esse é um exemplo de praga que precisa estar atento, os insetos colocam ovos na folha, e as larvas formam esses casulos nas folhas. A melhor forma de lidar é retirando as folhas afetadas e queimando, ou colocando em um saco de lixo bem fechado. Deixar esses casulos faz novos insetos brotarem, e colocarem mais ovos nas novas folhas em um ciclo sem fim que prejudica a produção de frutos pela redução de clorofila que a planta produz.



4 - Viu flores? Adube novamente com outros nutrientes

Após a floração gosto de utilizar o Forth Frutas. Além do famoso NPK, ele conta com micronutrientes essenciais para produção dos frutos!


5 - Aproveite as frutas!

Pitanga é rica em beneficios a saúde, e além dela natural, é possivel aproveitar fazendo sorvete, mousse, geleia e tantas outras receitas! 


Tem dúvidas? Pode deixar nos comentários!

Compartilhe este post para ajudar alguém que tenha uma Pitangueira!

Pegue mais dicas no Youtube   Quem planta, colhe!
Me siga no instagram  @quemplantacolhebr




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fruta do conde, Atemoia, ata... você sabe a diferença?

Você sabe a diferença do Biribá, Ata, Araticum e outras plantas da familia das Anonas? Confira no post as principais frutas de valor comercial, e compare a casca ou estrutura da planta. Compartilhe o post com os amigos, e comente qual você já conhecia e por qual nome! Cherimoia (Annona cherimola Mill), as principais cidades que produzem cherimoia são Brodosqui – SP e São Bento do Sapucaí – SP Graviola (Annona muricata) também conhecida como Araticum, os municípios que mais produzem graviola são: Guandú – BA e Teolândia – BA A fruta-do-conde, Pinha ou Ata (Annona squamosa) as cidades que mais produzem fruta-do-conde são: Livramento do Brumado – BA, Caraíbas – BA e Anage – BA Atemoia (Annona squamosa L. X A. cherimola) as principais cidades que produzem atemoia são: Turvolândia – MG, Jaíba – MG e Pilar do Sul – SP O araticum (nome científico Annona crassiflora) é uma planta característica do Cerrado. Ocorre, normalmente, em áreas secas e arenosas. Chega a alcançar entre quatro e oito met...

Tipo flor do mamão, veja se seu mamoeiro vai produzir!

Vejo diversas pessoas mandando cortar o pé de mamão macho e etc. Informações desencontradas então resolvi trazer a informação correta para que não haja enganos na hora de cuidar das plantas. MAMOEIRO FÊMEA PRODUZ, MAMOEIRO MACHO PRODUZ DESDE QUE TENHA FLORES HERMAFRODITAS EM SEUS CABOS E MAMOMEIRO HERMAFRODITA PRODUZ TAMBÉM e mesmo sendo ignorado nas redes, aquele mamão suculento que você consome do mercado existe uma chance enorme de ser o HERMAFRODITA QUE POSSÚI MAIS VALOR NO MERCADO PELA QUALIDADE DO FRUTO. Flor do mamão macho, e mamão macho produzindo frutos hermafroditas. O sexo das flores do mamoeiro, tipo Carica papaya L. determina formatos diferentes aos frutos. Flores hermafroditas formam frutos alongados que possuem mais valor no mercado. Flor feminina, cabo inteiro se abre formando a flor Flor feminina forma fruto com formato arredondado sem valor de mercado. Flores masculinas dão origem a frutos sem valor comercial “ mamão de corda ou mamão de cabinho.  Flor hermafrodit...

DEFINITIVO descubra o sexo do seu pé de Mamão!

Vamos falar sobre a sexagem do mamão? Vejo diversas pessoas mandando cortar o pé de mamão macho e etc. Informações desencontradas então resolvi trazer a informação correta para que não haja enganos na hora de cuidar das plantas. MAMOEIRO FÊMEA PRODUZ, MAMOEIRO MACHO PRODUZ DESDE QUE TENHA FLORES HERMAFRODITAS EM SEUS CABOS E MAMOMEIRO HERMAFRODITA TAMBÉM PRODUZ. O tipo que menos se fala nas redes, é justamente aquele mamão suculento que você consome do mercado. O fruto HERMAFRODITA é o que possuí maior malor no mercado, pela qualidade do fruto! Abaixo o exemplo do fruto do mamõeiro fêmea e hermafrodita. Primeiro o fruto do mamõeiro fêmea com menos polpa e mais sementes, e a segunda foto com as dois pedaços de um mamõeiro hermafrodita, com bastante polpa! O sexo das flores do mamoeiro, tipo Carica papaya L. determina formatos diferentes aos frutos.  Flores hermafroditas formam frutos alongados que possuem mais valor no mercado.